1GESTÃO ESTRATÉGICA E DE NEGÓCIOS

Os serviços da I.F. no domínio da gestão estratégica e de negócios são desenvolvidos em parceria com os proprietários e quadros das empresas de modo a assegurar a abordagem de todos os temas relevantes para o futuro da organização.

DIAGNÓSTICO INTERNO E EXTERNO

Compreende a análise dinâmica do ambiente externo global relevante para a empresa e das variáveis críticas a considerar nesse contexto, do ambiente setorial e concorrencial, e também a análise da organização interna, da sua estrutura organizacional, dos seus recursos e competências e da respetiva cadeia de valor. É desenvolvida uma matriz SWOT para sintetizar as oportunidades e ameaças decorrentes do ambiente externo e as forças e fraquezas identificadas na organização, a qual deverá apoiar as decisões dos responsáveis da empresa na seleção das melhores estratégias e na sua monitorização.

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

Compreende a revisão das grandes opções decididas pelos proprietários e responsáveis das empresas, da sua visão, missão, valores e objetivos globais, e o desenvolvimento de propostas de posicionamento estratégico corporativo e das unidades de negócio, apoiadas na análise exaustiva dos fatores críticos de sucesso e na identificação e exploração de vantagens competitivas.

MONITORIZAÇÃO E CONTROLO

Uma das principais razões que explica o fracasso de muitas estratégias reside no facto de não serem monitorizadas. Desenvolvemos um modelo de monitorização à medida das especificidades de cada empresa e do seu ambiente, compreendendo critérios financeiros e não financeiros, com os indicadores, metas e ações associados, de modo a permitir a tomada atempada de decisões.

2 FINANÇAS EMPRESARIAIS

ANÁLISE ECONÓMICA E FINANCEIRA

A I.F. elabora e coordena planos de negócio, nas suas diferentes dimensões, designadamente no que se refere à análise de viabilidade económica e financeira de projetos de investimento e ao desenho dos respetivos modelos de financiamento, incluindo o acompanhamento das negociações com instituições financeiras.
Elaboramos candidaturas a sistemas de incentivos financeiros e fiscais ao investimento, procedendo à sua análise prévia de enquadramento sem qualquer custo para as empresas, apoiamos tecnicamente a gestão dos respetivos dossiês e o relacionamento com as entidades públicas responsáveis pela gestão dos diferentes programas.

ASSESSORIA DE GESTÃO

Oferecemos serviços de assessoria regular nas nossas áreas de especialidade, em particular nos domínios da gestão financeira, da fiscalidade e da contabilidade. De modo a assegurar um controlo de gestão efetivo e o seu alinhamento com a estratégia definida, apresentamos trimestralmente relatórios sob a forma de um Rolling Forecast, no qual atualizamos a informação critica relevante para a tomada de decisões estratégicas e táticas, de curto e médio-prazo.

3 FUSÕES E AQUISIÇÕES

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS

A I.F. oferece serviços de avaliação de empresas e de participações sociais, a investidores e a proprietários e gestores de empresas, em particular no âmbito de operações de M&A mas também para a análise do desempenho da gestão, para a otimização da estrutura de capitais, para a sua valorização contabilística, e ainda por motivos de sucessão ou outros, emitindo pareceres independentes e tecnicamente fundamentados.

PLANEAMENTO JURÍDICO-FISCAL

O planeamento jurídico-fiscal criterioso das fusões e aquisições, em harmonia com o modelo financeiro associado, é indispensável para o sucesso destas operações, tecnicamente muito exigentes, e em cuja montagem a I.F. dispõe de um reconhecido know-how e de uma vasta experiência.

PROCURA DE INVESTIDORES E APOIO À NEGOCIAÇÃO

A I.F. oferece serviços de procura e seleção de investidores, ajustados ao perfil pretendido, no âmbito de operações de M&A, e assegura a assessoria técnica no processo negocial.

4 FISCALIDADE

CONSULTAS E PARECERES

Os nossos serviços nesta área compreendem a análise de situações concretas, tanto ao nível das imposições a que as empresas estão sujeitas (dedutibilidade de gastos em IRC, benefícios fiscais ao investimento ou em determinadas operações, RETGS, incidência e recuperação do IVA, etc.) como na tributação individual das pessoas e famílias (transmissão de património e impostos sobre a sua detenção ou rendimento, regimes de residência, sucessão, tributação de rendimentos empresariais e profissionais, preparação de declarações fiscais, etc.)

RECLAMAÇÕES

Apoiamos as empresas e os particulares em ações de inspeção tributária ou de controlo corrente, assumindo a interlocução com o fisco e a defesa do contribuinte em reclamações ou pedidos de revisão da matéria coletável. Suportamos tecnicamente as impugnações judiciais que os nossos clientes entendam apresentar.

PLANEAMENTO

A otimização de processos e de estruturas tendo em vista uma maior eficiência fiscal, é hoje condição de sucesso de muitas iniciativas empresariais ou na organização de famílias com elevados rendimentos ou patrimónios. A I.F. está preparada para apresentar soluções estruturadas de investimento ou de operações complexas em que a componente fiscal é determinante.

PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA

O regime dos preços de transferência tem por base o princípio de plena concorrência e pretende evitar que empresas integradas em grupos económicos (nacionais ou multinacionais) possam obter vantagens fiscais face a empresas independentes, em resultado, designadamente, da prática de preços distintos dos preços de mercado (ou de livre concorrência) nas transações intragrupo. Todos os sujeitos passivos que pratiquem operações comerciais e ou financeiras com entidades relacionadas, têm obrigações declarativas (IES, Mod.22), sendo que nalguns casos é obrigatória a preparação de um dossiê de preços de transferência. A I.F. apoia as empresas na elaboração desse dossiê, incluindo, a análise funcional do grupo e contexto económico em que operam, seleção do método de análise dos preços de transferência e dos comparáveis (internos e/ou externos) adequados, assim como a preparação de toda a documentação de suporte.

5 ESTUDOS

Estudos macroeconómicos e setoriais

A I.F., individualmente e em parceria com outras entidades, designadamente universidades, centros de investigação e associações empresariais, desenvolve estudos macroeconómicos e setoriais, visando aprofundar conhecimentos relevantes para o desenvolvimento da atividade empresarial, em particular no que concerne a decisões de investimento e de internacionalização em diferentes geografias.